sábado, 4 de fevereiro de 2012

Democracia e República: O poder da escolha

Democracia e república caminham lado a lado, separadas por uma linha tênue. Os seus sinônimos se completam e se complementam, a existência de uma permite a existência da outra. Porém se faz necessário separarmos uma da outra para podermos entender o que cada uma representa na nossa sociedade. Primeiro, precisamos separadamente conhecer o significado de cada uma dessas palavras, para depois entendermos como elas se complementam.
A palavra democracia tem sua origem na Grécia, e pode ser entendida, se a separarmos, demo=povo e kracia=governo. Nesse sistema de governo o povo possui o poder de tomar as decisões. Existem várias formas de democracia, no Brasil a conhecemos em sua forma indireta. Nessa forma, o povo elege seus representantes através do voto, e esses passam a defender o interesse daqueles que o escolheram.
República vem do latim res publica, que quer dizer "coisa pública". É uma forma de governo, no qual o povo escolhe seus representantes, geralemente esse representante é escolhido através do voto. A liberdade de escolha é uma característica fundamental desse sistema.
Depois de entendido o siginificado de cada uma dessas palavras, podemos observar a estreita ligação entre elas. Em ambas, o povo, está no centro da questão. Por isso é preciso a sociedade se concientizar do poder que tem, pois é através do povo que o poder é constituído aos nossos representantes.
Todos os dias, observo pessoas reclamarem da corrupção que está enrraizada no meio da política. Porém é preciso ter consciência que a mudança passa pelo povo, pois em uma república democrática é o povo que tem o poder de eleger os seus representantes, conferindo a esses a responsabilidade de zelar pela res publica, ou seja, pela coisa publica, por aquilo que é do povo.
Por isso, o poder da escolha que o povo possui, é permitido pela democracia e é também o combustivel que alimenta a república. Pense nisso, a missão de zelar pelo que é público, começa pela escolha que cada cidadão faz. Se você se exime dessa escolha, ou se faz a escolha errada, colherá um fruto, que é a corrupção. Portanto, quando reclamamos da corrupção, estamos reclamando de nós mesmo.

Por Gessivaldo Isaias

Nenhum comentário:

Postar um comentário