terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Oeiras: Independência do Piauí é lembrada com solenidade

Um desfile de tropas da Polícia Militar do Piauí, no centro histórico de Oeiras, a 280 quilômetros ao Sul de Teresina, abriu nesta terça-feira (24), a programação comemorativa aos 189 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Centenas de pessoas acompanharam o desfile da Praça da Vitória, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
Após receber honras militares, o governador Wilson Martins foi até a Praça Rocha Neto e depositou uma coroa de flores no busto do brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, autor da proclamação de Independência em 24 de Janeiro de 1823, quando governava a província do Piauí, então ligada às cortes portuguesas.
Ainda nesta manhã, Wilson Martins assiste a um culto na Primeira Igreja Batista de Oeiras e a missa de ação de graças na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, tempo dedicado à Padroeira do Piauí. A missa será celebrada pelo bispo da Diocese de Oeiras, dom Juarez Soares.
Para difundir ainda mais a importância da proclamação da Independência do Piauí para a história do Brasil, o Governo do Estado está abrindo processo de licitação para a construção de um monumento em homenagem a Manoel de Sousa Martins na cidade de Oeiras. “Temos pressa em realizar esta obra”, garante Wilson Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário